Economia

Casamento do mesmo sexo melhora a economia e qualidade de trabalho, afirma estudo

Redução da discriminação também estão relacionados ao aumento da produtividade no mercado de trabalho.

Lésbicas se beijam em comemoração ao fracasso do referendo contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo em Bucareste, na Romênia, no domingo (7). (Foto: AFP)
Lésbicas se beijam em comemoração ao fracasso do referendo contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo em Bucareste, na Romênia, no domingo (7). (Foto: AFP)
Um estudo realizado por um economista da Universidade de Georgetown, nos EUA, relaciona a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo ao crescimento e seus efeitos no mercado de trabalho. Dario Sansone usou dados de estados norte-americanos para chegar a essa conclusão.

No artigo, o economista relacionou dados de densidade populacional à geração de novos postos de trabalho após a regularização do casamento igualitário. Os resultados indicam um aumento de 2,3% na possibilidade de ambos os parceiros de um relacionamento do mesmo sexo estarem empregados simultaneamente. Ao mesmo tempo, ele observou redução do trabalho autônomo.

Por outro lado, Sansone explica que, com o aumento na cobertura por planos de saúde e extensão de demais benefícios oferecidos à cônjuges de casais do mesmo sexo, diversos funcionários podem deixar empregos que mantinham apenas pelos benefícios, uma vez que passam a usufruir dos de seu companheiro(a). Sendo assim, há possibilidade de que a força de trabalho sofra redução. Uma legislação mais flexível também incentiva os casais a começarem uma família, o que aumenta o número de pais que ficam em casa para cuidar de seus filhos.

A pesquisa também descobriu que a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo reduz a discriminação, inclusive nos ambientes de trabalho. Tal fator tem se mostrado incentivador para o aumento da produtividade, o que consequentemente gera um “boom” econômico.

Outro efeito está relacionados ao comportamento da população. A tendência de buscas no Google que possuíam teor discriminatório a respeito do assunto caíram exponencialmente à medida que a união entre pessoas do mesmo sexo era legalizada em diversos estados.

Artigos relacionados

2 comentários

Botão Voltar ao topo