Música

Gloria Groove lança clipe do funk ‘Coisa Boa’; assista

Drag queen cantora volta às raízes em funk contra opressão: "Quero sobreviver".

A cantora Gloria Groove em cena do clipe "Coisa Boa", gravado dentro de presídio abandonado em São Paulo. (Foto: Rodolfo Magalhães / Divulgação)
A cantora Gloria Groove em cena do clipe “Coisa Boa”, gravado dentro de presídio abandonado em São Paulo. (Foto: Rodolfo Magalhães / Divulgação)
A drag queen cantora Gloria Groove – nome artístico do paulistano Daniel Garcia Felicione Napoleão – lança single enquanto se prepara para pôr literalmente o bloco na rua no Carnaval da cidade de São Paulo (SP).

O single “Coisa Boa” está sendo lançado hoje, 10 de janeiro, a uma semana de comemorar os 24 anos de vida, em 18 de janeiro de 2019, com uma pegada funk, música é assinado pela própria Gloria com o trio de compositores e produtores formado por Pablo Bispo, Sergio Santos e Ruxell.

Trata-se de funk acelerado, com 150 bpm, que ganhou clipe filmado em dezembro de 2018 sob direção de Felipe Sassi em presídio desativado da Mooca, bairro da zona leste de São Paulo, próximo de onde a artista nasceu e foi criada.

Em entrevista ao site UOL, Gloria conta que a música não nasceu só para fazer a festa, mas também para ser um grito de resistência.

“‘Coisa Boa’ nasceu descontraída, mas pouco depois olhei para ela e senti que tinha potencial para ser maior e falar alguma coisa realmente importante. Sentamos de novo e a reconstruímos. Não queria que fosse qualquer aposta de Carnaval. Queria que tivesse algum recado real porque, pelo momento, é necessário que sejam ditas algumas coisas”, explica.

Preocupada com o aumento da LGBTfobia e a situação das pessoas LGBT com o novo governo —que não foi incluída por Bolsonaro nas diretrizes do novo Ministério dos Direitos Humanos–, a cantora transformou o funk em música de protesto, com versos como “Se mexer comigo, vai mexer com a tropa toda”. “Coisa Boa” resgata a Gloria de “O Proceder” (2017), seu álbum de estreia, com letras empoderadas e contra o preconceito.

Já o bloco carnavalesco Gloriosa vai percorrer algumas ruas de Sampa antes e durante o Carnaval, marcando a estreia de Groove como animadora oficial da folia.

Em cena desde 2016, Gloria Groove lançou o primeiro álbum, O proceder, em fevereiro de 2017. Na sequência, apresentou singles dissociados do álbum, caso de Bumbum de ouro, editado ainda em 2017.

Bumbum de ouro, a propósito, foi single assinado por Groove com o mesmo time de compositores e produtores que deu forma a Coisa boa, funk cuja letra embute citação nonimal de Iza e versos imperativos como “Tá pronta / Pra pista / Se joga / Na vida”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo