São Paulo

100 mulheres travestis e transexuais recebem curso de capacitação profissional do Google

No evento no escritório da multinacional em São Paulo, falou-se muito sobre empoderamento e autoestima.

No evento, falou-se muito sobre empoderamento e autoestima. (Foto: Giorgia Cavicchioli)
No evento, falou-se muito sobre empoderamento e autoestima. (Foto: Giorgia Cavicchioli)

O escritório do Google em São Paulo reuniu 100 mulheres trans na última segunda-feira para um workshop de capacitação profissional. A iniciativa fez parte do Womenwill, um programa da empresa que planeja aprimorar o desenvolvimento de mulheres e, assim, diminuir desigualdades de gêneros no mercado de trabalho.

De acordo com a gerente de marketing Maria Helena Marinho, responsável pelo programa, as mulheres recebem 16 horas de treinamento, sendo 12 delas específicas para o trato de questões psicológicas e emocionais e quatro para o aprendizado de ferramentas digitais.

O curso acontece todos os meses. A ideia é que ele ajude mulheres a encontrarem novos empregos, mudarem de carreira, aprenderem técnicas de negociação e de finanças pessoais. “A gente espera que elas saiam daqui mais conscientes do seu valor e que entendam que elas podem ocupar o espaço que quiserem no mercado de trabalho”, diz Maria Helena.

Maria Helena é gerente de marketing e responsável pelo programa. (Foto: Giorgia Cavicchioli)
Maria Helena é gerente de marketing e responsável pelo programa. (Foto: Giorgia Cavicchioli)

Palestras sobre liderança e chefias

Foi exatamente sobre isso que as mulheres presentes no evento desta segunda-feira conversaram. O braço do projeto que contempla as mulheres travestis e transexuais, segundo Maria Helena Marinho, foi criado por causa da situação de desemprego que a maioria delas vive, especialmente, devido a transfobia.

Na primeira parte do curso, as alunas receberam dicas de como ativar, internamente, suas capacidades de liderança. Numa palestra orientada pela psicóloga e coach Priscilla Sá, ouviram que, apesar de serem vítimas de uma sociedade discriminatória, elas podiam mudar essa realidade, se colocando como sobreviventes e donas de histórias de superação.

A psicóloga também falou sobre os tipos de chefe mais comuns nas empresas, as autoritárias e as passivas, e que elas, as alunas, não precisavam ser de nenhum desses extremos. “Vocês podem achar um equilíbrio na assertividade”, disse Priscilla. Um dos momentos mais emocionantes do evento foi quando a autônoma Amanda Marfree, de 33 anos, tomou a palavra e disse que tinha muita vergonha de falar em público. Nesse momento, Priscilla a chamou no palco. No caminho, Amanda foi aplaudida pelas colegas. Ao microfone, incentivada pela psicóloga, contou um pouco de sua história.

Dicas de finanças e negociação

As 100 alunas receberam ainda orientações da publicitária Dani Gábriél sobre como criar uma rede de contatos profissional. A publicitária também deu dicas de como preparar currículos, negociar empregos e se apresentar a outros profissionais de áreas que as interessam.

O dia contou também com muitas falas sobre empoderamento e autoestima. Na terça-feira, o curso continuou, com treinamentos específicos sobre finanças e ferramentas digitais. Também foram apresentados casos de mulheres trans que tiveram sucesso no mundo corporativo.

Quem quiser participar do projeto pode se inscrever no site.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo