Cinema & Teatro

GLAAD critica Marvel e DC por baixa representação de LGBTs em filmes de super-heróis

‘Mulher-Maravilha’ e ‘Thor: Ragnarok’ foram os principais alvos de críticas de organização.

Cena de Mulher-Maravilha de 2017 (Foto: Divulgação)
Cena de Mulher-Maravilha de 2017 (Foto: Divulgação)
Os filmes protagonizados pelos heróis das editoras Marvel e DC foram alvos de críticas enfáticas por suas baixas representatividades de personagens LGBT. Os questionamentos às produções partiram da organização GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation) e foram noticiados pelo site Digital Spy. Em um relatório enviado à imprensa internacional, os pesquisadores da instituição afirmam que apenas 12,8% dos filmes lançados por grandes estúdios em 2018 incluíam personagens lésbicas, gays, bissexuais, travestis oou transexuais. No entanto, as maiores críticas são a ‘Mulher-Maravilha’ (2017), ‘Thor: Ragnarok’ (2017) e ‘Guardiões da Galáxia – Volume 2’ (2017).

A atriz Tessa Thompson em cena de Thor: Ragnarok de 2017 (Foto: Divulgação)
A atriz Tessa Thompson em cena de Thor: Ragnarok de 2017 (Foto: Divulgação)
“Está cada vez mais difícil ignorar o fato de que pessoas da comunidade LGBTQ continuam quase completamente anuladas dos grandes filmes de quadrinhos que dominam as bilheterias”, diz o comunicado. O texto lembra, por exemplo, como a Mulher-Maravilha foi recentemente revelada como bissexual nos quadrinhos e como o filme optou por investir em um romance hétero para a personagem. “Se ela fosse assumidamente uma mulher bissexual no filme seria muito mais coerente com os ideais e as verdades dela. Apresentá-la como bi seria um progresso explícito para adaptações de quadrinhos”, diz o documento.

Chris Pratt em cena de Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Foto: Divulgação)
Chris Pratt em cena de Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Foto: Divulgação)
Outro alvo das críticas foram os personagens Valquíria e Korg, de ‘Thor: Ragnarok’: “O filme não incluiu qualquer referência às suas identidades e aos seus interesses amorosos, assim o público não teve qualquer pista de estar vendo personagens queers até os realizadores anunciarem isso para a imprensa”. Apesar do diretor de ‘Guarrdiões da Galáxia – Volume 2’, James Gunn ter dito que há um personagem LGBTQ no filme, a GLAAD disse que não é possível discernir quem seria esse herói.

Artigos relacionados

1 comentário

Botão Voltar ao topo