Acre

Polícia vai investigar homofobia de servidor do IBGE no AC usando arma artesanal

Gay1 Notícias
Polícia vai investigar postagem homofóbica de servidor do IBGE no AC usando arma artesanal
Foto: Reprodução/FacebookFoto postada por servidor do IBGE no Acre incentiva a homofobia. Homem nega que tenha feito postagem e diz que a conta dele foi hackeada.

Após repercussão, o Ministério Público do Acre (MP-AC) solicitou, nesta quarta-feira (11), que a Polícia Civil instaure um inquérito para investigar o caso do servidor temporário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que fez uma postagem homofóbica no Facebook.

O homem afirma que teve a conta hackeada e usada por outra pessoa. Ele disse que não recebeu nenhuma notificação sobre a investigação. Na postagem, o servidor usou a foto de um bastão de beisebol com arame farpado, parecido com a “Lucille”, arma utilizada por Negan, vilão da série The Walking Dead. O IBGE repudiou a publicação.

O órgão publicou uma nota na página oficial no Facebook e confirmou que o servidor fez parte do quadro de servidores temporários do IBGE, mas que havia sido desligado desde o último dia 4 de fevereiro.

O MP-AC afirma que deve ser apurado a prática de incitação à violência e racismo pela publicação homofóbica feita nas redes sociais. O secretário de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela, disse que não sabe informar se o órgão já foi notificado. Mas afirmou que ainda deve abrir uma apuração e se manifestar somente após conclusão do inquérito.

“Nesse caso devemos encaminhar para a delegacia competente e fazermos o acompanhamento das investigações. Se já houver provas encaminhadas damos o andamento, se não tiver vamos produzir as provas necessárias para poder investigar o caso e dar uma resposta”, explica.

No ofício encaminhado à Polícia Civil, a promotora de Justiça Patrícia Rêgo explica que o servidor pode ser enquadrado no crime de racismo conforme a lei nº 7.716/1989, que define como crime de preconceito de raça ou de cor, tipificando como crime a discriminação contra a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

A promotora afirma que o mandado de criminalização do artigo 5º da Constituição Federal abrange a criminalização de condutas homofóbicas e transfóbicas.

O servidor afirmou ao site G1, que não foi notificado, mas que acompanha o caso. Ele destacou que registrou um boletim de ocorrência para descobrir como a conta dele foi usada no Facebook.

“Infelizmente uma mentira dessas acaba sujando o nome das pessoas. Estou acompanhando e estou disponível para qualquer esclarecimento. Jamais fiz a postagem e espero que isso seja comprovado”, se defende.

© Portal Gay1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo