Cinema & Teatro

Festival de cinema LGBT na Itália vai homenagear Marielle Franco

Mostra LGBT mais antiga da Europa acontece em Turim entre 20 e 24 de abril.

Gay1 Entretenimento
Festival de cinema LGBT na Itália vai homenagear Marielle Franco
Foto: ArquivoMarielle será homenageada em festival de cinema na Itália.

A vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros no dia 14 de março, será homenageada na 33ª edição do Lovers Film Festival, a mostra de cinema LGBT mais antiga da Europa, entre os dias 20 e 24 de abril, em Turim, na Itália.

“O assassinato de Marielle Franco abalou porque ela era uma pessoa que, mesmo sabendo que poderia ser morta, continuou a lutar com todas as forças possíveis. Para nós, ela é um símbolo”, disse Irene Dionisio, diretora da mostra, à agência de notícias (ALA) news.

O festival também vai homenagear o policial Xavier Jugelè, membro da Flag, associação LGBT da polícia francesa, morto em 20 de abril do ano passado num atentado em Paris. Durante o evento, será exibido o curta “Xavier”.

Ao longo do evento, serão exibidos 81 filmes vindos de 24 países, sendo seis estreias mundiais, quatro europeias e 52 nacionais. Segundo o fundador e presidente do festival, Giovanni Minerba, o objetivo da mostra é falar de amor.

“Nossos filmes falam principalmente de amor, entendido como a mais alta expressão de liberdade”, disse Minerba, para a agência de notícias italiana “Ansa”.

Além dos filmes exibidos, o festival também tem uma mostra competitiva internacional chamada “Irregular lovers”. Segundo o site da mostra, podem participar filmes de todos os tipos e formatos com atenção especial para inovação da linguagem narrativa e visual. O filme vencedor será exibido em novembro no Centro de Arte Contemporânea de Genebra.

© Portal Gay1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo