Parada do Orgulho LGBT

‘Parada da Resistência’ no Rio terá show de Daniela Mercury e Pabllo Vittar

Gay1 RJ
'Parada da Resistência' no Rio terá show de Daniela Mercury e Pabllo Vittar
Foto: Arquivo/Célia SantosDaniela Mercury e Pabllo Vittar abriram mão do cachê para participar do evento.

A 22ª edição da Parada da Resistência, Parada do Orgulho LGBT do Rio, a segunda maior do país, reunirá artistas conhecidos — que estão no topo das paradas — na orla de Copacabana, no próximo domingo. Participarão do evento Daniela Mercury, Pabllo Vittar, Preta Gil, Valesca Popozuda, IZA e Lexa. Segundo o Grupo Arco-Íris, todas as artistas abriram mão do cachê.

“Eles vão subir ao trio elétrico por amor à causa”, esclarece um porta-voz da associação. Neste ano, a campanha da Parada, que não recebeu apoio da prefeitura, defende o seguinte lema: “Resistindo à LGBTIfobia, fundamentalismo, todas as formas de opressão e em defesa do Rio”.

Diante da falta de verbas do poder público, organizadores do evento levantaram uma vaquinha online para custear os gastos com o desfile. Pela primeira vez, o patrocínio de empresas privadas e multinacionais, como Ambev e Uber, foram importantes para que a manifestação acontecesse. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH) também apoia a manifestação.

“O grande desafio deste ano é colocar na rua o tema da Parada: a resistência. Num momento em que direitos são retirados, em que o fundamentalismo e conservadorismo avançam, colocar o terceiro maior evento da cidade na rua com esse mote e, ao mesmo tempo envolver artistas, a comunidade e vários movimentos sociais tem nos feito perceber o quão importante é todas as pessoas estarem unidas em um único propósito”, ressalta Marcelle Esteves, vice-presidente do Grupo Arco-Íris.

Quem chegar à orla cedo pode aproveitar os serviços da ‘Ação, Orgulho e Cidadania’ a partir das 9h até às 16h. “Há 13 anos a ‘Ação, Orgulho e Cidadania’ tem o objetivo de criar uma maior aproximação com a sociedade e a comunidade LGBT, promovendo serviços essenciais e informações úteis sobre direitos e saúde.

A edição que tomará a orla da Zona Sul a partir das 9h também contará com a apresentação de dezenas de grupos musicais, além dos nomes mais conhecidos. Serão seis trios elétricos com shows de Lorena Simpson, Yann, Sara e Nina, Leila Maria, Cariúcha, Candybloco, DJ Paulo Pringles e Bloco Exagerado. Como tradição, Jane Di Castro abrirá o evento cantando o hino nacional. A bateria da Estação Primeira de Mangueira também vai participar.

Você no Instagram do Gay1

O perfil do Gay1 no Instagram está com uma campanha em que compartilha fotos de pessoas nas milhares de Paradas LGBT pelo mundo. Aproveita que você vai estar domingo na Parada do Rio e posta uma foto com a hashtag #ParadaGay1 e apareça no nosso perfil. Lembre de colocar o local e deixar o perfil público.

© Portal Gay1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo