Paraíba

Conselho Municipal de Juventude elege primeiro jovem babalorixá como presidente

Por Felipe dos Santos

Foto: Arquivo Pessoal

Geraldo Marcelino da Silva, mais conhecido como pai Marcelino de Oxossi.

No último dia 26, foi escolhido o presidente do Conselho Municipal de Juventude de João Pessoa, para o biênio 2014-2016. A eleição contou com diversos representantes de organizações, entidades juvenis e movimentos sociais do município. O processo foi coordenado por representantes da Secretária de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Geraldo Marcelino da Silva, pai Marcelino de Oxossi, 18 anos, foi eleito presidente pelo segmento religioso, sacerdote do Templo de Umbanda Iemanjá Dodê, onde atua há doze anos. É membro da Articulação Brasileira de Gays – ArtGay. Participou da Conferência de Promoção da Igualdade Racial e de Seminário sobre violência contra a Juventude Negra.

“Estou muito feliz, agradeço a todos os movimentos sociais e conselheiros (as), vou trabalhar para honrar a confiança depositada” reafirmou pai Marcelino.

No ano que será realizada a 3ª Conferência Nacional de Juventude, teremos como desafio, mobilizar as juventudes para se empoderar do seu protagonismo, defender a democracia e consolidar as políticas públicas para a juventude, conquistadas nos últimos doze anos.

Juntamente com os demais membros do Conselho, movimentos sociais e governo, ouviremos e daremos vozes a todas (os), respeitar a diversidade religiosa, sexual, combater a homofobia, o racismo institucional, a intolerância com as religiões de matriz africana e o genocídio contra a juventude negra.

Compareceram ainda ao pleito, Paula Figueiredo (SMS), Thawanny Dhara (Secitec), Patrícia Teotônio (Sedes), Gabriela Marques (Funjope), Geraldo M. da Silva (Religioso), Ramon R. S. de Oliveira (Missão és Fiel), Fernanda Keila (UJS), Everton da Silva (ASDEF), Willians Veras (Instituto dos Cegos), Joébson Rodrigues Silva (MEL), Joel Martins Cavalcante (MEL), José João do Nascimento (Coord. Igualdade Racial), Adeilson Félix (Coord. LGBT), Túlio Serrano Silva (CEJUP-PB), Anna Beatriz Gonçalves (SEJEL-PB), e Iago Sarinho de Oliveira (SEJEL-PB).

Titulares e suplentes ocuparão as seguintes cadeiras: Religiosidade, Geraldo Marcelino da Silva (titular), Ramon R. S. de Oliveira (suplente), Pessoa com Deficiência, Everton Borba (titular), Willians Vera (suplente), Diversidade e Gênero, Joébson Rodrigues (titular), Joel Martins Cavalcanti (suplente).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo