Mundo

Perigosa cepa do HIV é detectada em Cuba

Do Gay1, com Agências Internacionais

Uma nova cepa do vírus HIV que pode evoluir para a Aids até três vezes mais rápido que outros subtipos foi identificado por uma equipe de cientistas belgas e cubanos.

A cepa CRF19 foi identificada depois que médicos do Instituto de Medicina Tropical (IPK) de Havana observaram que “alguns pacientes com HIV desenvolviam mais rapidamente a Aids que outros”, de acordo com uma TV local. Foram estudados 73 pacientes da unidade, o que levou outros pesquisadores a questionarem os resultados, por conta do tamanho da amostra.

“Este estudo mostra pela primeira vez a associação de uma variedade do HIV que circula em Cuba, denominada CRF19, com a rápida progressão para a Aids”, afirmou a virologista do IPK Vivian Kourí, que participou da pesquisa, à rede de televisão.

A nova cepa pode levar à Aids em menos de três anos, enquanto os outros subtipos costumam levar até dez. A estimativa é que ela afete entre 17% e 20% dos infectados. No entanto, os infectados não teriam maior resistência ao tratamento com antirretrovirais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo