Mundo

Discreta, britânica adere a protesto LGBT contra ídolo do tênis

Robson usou uma faixa com as cores do arco-íris, mas não quis entrar em polêmicas (Foto: AFP)Robson usou uma faixa com as cores do arco-íris,
mas não quis entrar em polêmicas (Foto: AFP)

A britânica Laura Robson não quis chamar a atitude de “protesto”, embora a faixa de cabelo que usou nesta segunda-feira, na primeira rodada do Aberto da Austrália, contra a sérvia Jelena Jankovic, certamente tinha um significado. Na quadra Margaret Court, batizada para homenagear uma das melhores tenistas da história, a inglesa perdeu para a sérvia por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/0, mas chamou a atenção por outro motivo muito além do tênis.

Robson prendeu os cabelos nesta segunda com uma faixa com as cores do arco-íris. Coincidentemente ou não, dias antes do Aberto da Austrália, um grupo chamado “Rainbow Flags Over Margaret Court Arena” (algo como “Bandeiras de Arco-Íris na Quadra Margaret Court”, em tradução livre) havia pedido via-Facebook que torcedores levassem faixas com o símbolo do orgulho LGBT às arquibancadas em Melbourne como resposta a comentários homofóbicos que a ex-atleta havia feito à imprensa local.

Artigos relacionados

A australiana Margaret Smith Court foi um expoente do tênis em sua época, conquistando entre as décadas 1960 e 1970 um total de 24 títulos de Grand Slams (12 deles apenas no Aberto da Austrália). A ex-tenista, 69 anos e pastora de uma igreja protestante, recentemente expôs sua opinião a respeito da homossexualidade.

“A educação politicamente correta conduziu o homossexualismo das portas fechadas para a sociedade, e agora os gays exigem direitos matrimoniais que não lhes pertence”, disse recentemente Smith Court ao jornal Western Australia. “E também é preocupante o fato de o grito homossexual ser ‘não podemos fazer nada, nascemos assim’, e isso representar a razão de suas escolhas”, acrescentou.

Robson foi eliminada do primeiro Grand Slam da temporada com parciais de 2/6 e 0/6 (Foto: Getty Images)Robson foi eliminada do primeiro Grand Slam da temporada com parciais de 2/6 e 0/6 (Foto: Getty Images)

Robson, 17 anos e atualmente na posição 134 do ranking, preferiu não entrar em polêmicas com uma das melhores tenistas da história, mas mostrou ter opinião contrária à de Margaret Court.

“Usei esse elástico porque acredito em direitos iguais para todos. Sabe, a vida é assim. E não foi um protesto, é só um elástico de cabelo”, afirmou.

Botão Voltar ao topo