Política

São Paulo elege sua primeira deputada estadual transexual

Erica Malunguinho da Silva (PSOL) será a primeira trans da história da Assembleia Legislativa - em mais de 180 anos.

Erica Malunguinho é a primeira transexual eleita deputada estadual em São Paulo. (Foto: Reprodução/Facebook)
Erica Malunguinho é a primeira transexual eleita deputada estadual em São Paulo. (Foto: Reprodução/Facebook)
A candidata Erica Malunguinho da Silva, do PSOL, foi eleita neste domingo (7) deputada estadual por São Paulo. É a primeira vez que uma mulher transexual consegue uma vaga na Assembleia Legislativa Paulista – em mais de 180 anos de existência da Casa.

Mulher, trans, negra, natural de Pernambuco. É mestra em estética e história da arte pela USP e criadora da Aparelha Luzia, um quilombo urbano, espaço para fomentar produções artísticas e intelectuais na capital paulista. Também atua na área de educação, capacitação professores da rede pública e privada.

Em sua proposta, Erica disse que pretende incentivar o turismo social em quilombos e territórios indígenas como estratégia de combate ao racismo, proteção, visibilidade e economia sustentável. Trabalhar na questão dos direitos estruturais à população trans. Aprimorar dispositivos de inclusão no mercado de trabalho. Apoiar iniciativas de amparo aos moradores de rua, revisão de programas habitacionais. Acolhimento humanizado em hospitais e delegacias para mulheres vítimas de violência sexual. Lutar pela garantia da humanização no atendimento das mulheres em situação de aborto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo