Mundo

Transexual vence Miss Espanha e vai disputar Miss Universo 2018

Angela Ponce, 23, disputou a coroa com outras 20 misses com idade entre 17 e 26 anos.

A transexual Angela Ponce foi eleita Miss Espanha 2018. (Foto: Reprodução/Facebook)
A transexual Angela Ponce foi eleita Miss Espanha 2018. (Foto: Reprodução/Facebook)

Na noite desta sexta (29), o concurso de beleza Miss Espanha fez história ao eleger, pela primeira vez, uma candidata transexual.

Angela Ponce, 23, será a primeira pessoa trans a representar o país na disputa do Miss Universo e também a primeira a concorrer no certame internacional, que ainda não tem local e data anunciados.

Neste ano o evento terá sua 67ª edição, que já conta com cerca de 40 eleitas, entre elas a amazonense Mayra Dias, coroada Miss Brasil 2018 no fim de maio.

A atual Miss Espanha recebeu a faixa e a coroa de Sofia Del Prado, 22, durante evento realizado na província espanhola de Tarragona. Del Prado se classificou no Top 10 do Miss Universo 2017, vencido pela sul-africana Demi-Leigh Nel-Peters, 23, durante cerimônia realizada em em Las Vegas, EUA.

Outras 20 misses com idades entre 17 e 26 anos disputaram a coroa de Miss Espanha 2018 que trabalhou este ano com o slogan “Somos mais do que vês”.

Angela Ponce terminou sua transição de gênero completa há quatro anos. (Foto: Reprodução/Facebook)
Angela Ponce terminou sua transição de gênero completa há quatro anos. (Foto: Reprodução/Facebook)

Em entrevista à imprensa espanhola, Ponce afirma que terminou sua transição de gênero completa há quatro anos e que, com o título, quer “levar uma mensagem de inclusão, tolerância, respeito e amor”.

Em 2012, a organização do Miss Universo passou a permitir a candidatura de misses transexuais e transgêneros. No mesmo ano, a modelo trans Jenna Talackova movimentou o noticiário mundial ao ser considerada a candidata favorita ao Miss Canadá, vencido por outra candidata.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo