Economia

Doze empresas se juntam na campanha #MarcasAliadas pela causa LGBTQ+

Movimento liderado por SKOL, tem apoio do Burger King, BIS, Trident, AccorHotels, Bradesco, GNT, Itaú, Mercado Livre, Next, Vult e Quem disse, berenice?.

O movimento liderado por SKOL pela união de grandes marcas e empresas a favor da causa LGBTQ+ ganha corpo dia após dia e, uma semana depois do início da campanha #MarcasAliadas, sete novas gigantes representando diversos setores da economia brasileira aderiram à ação.

AccorHotels, Bradesco, GNT, Itaú, Mercado Livre, Next e Vult se juntaram a Burger King, BIS, Trident e quem disse, berenice? e também doarão uma letra de seus nomes para simbolizar a importância da união de todos e todas nessa luta por uma sociedade que valoriza o respeito e combate o preconceito.

Além da mudança de design, todas elas farão contribuições a instituições que ajudam a comunidade LGBT diariamente: Casinha, Todxs, Coletivo Não Desculpo e Coletivo Transformação são os quatro projetos escolhidos para receberem doações que vão ajudá-los a ampliar suas ações.

AccorHotels, Bradesco, GNT, Itaú, Mercado Livre, Next e Vult se somam a Burger King, BIS, Trident e quem disse, berenice? e são as novas parceiras da ação de SKOL que vai ajudar instituições LGBT. (Foto: Divulgação)
AccorHotels, Bradesco, GNT, Itaú, Mercado Livre, Next e Vult se somam a Burger King, BIS, Trident e quem disse, berenice? e são as novas parceiras da ação de SKOL que vai ajudar instituições LGBT. (Foto: Divulgação)

SKOL foi a patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo pelo terceiro ano seguido e continua em busca de aliados até o final de junho. Assim como as primeiras parceiras, as novas marcas da campanha têm em comum a luta contra o preconceito. Dentro do conceito da ação, AccorHotels doou a letra “A”, GNT doou o “G”, Itaú cedeu o “T”, Mercado Livre o “L”, assim como Vult. O Bradesco doou o “B” e o Next, o “T”.

“Essa convocação que fizemos por meio do #MarcasAliadas tem mostrado que há um movimento muito grande e genuíno de muitos setores da sociedade a favor do respeito e pela diversidade. Muitas marcas já se mostraram interessadas em entrar na ação e isso é muito gratificante. Até o final do mês queremos reunir mais e mais empresas”, disse Daniel Feitoza, gerente de marketing de SKOL.

“A AccorHotels não poderia ficar fora desta ação, já que tem a diversidade como um dos seus ativos. Oferecer saídas e caminhos na luta contra o preconceito é um exercício diário da empresa e fortalecer esta luta com os parceiros que tenham o mesmo compromisso só reforça o nosso objetivo”, destaca Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa e líder do Comitê LGBT+ AccorHotels.

“Bradesco e Next têm suas essências calcadas na diversidade e inclusão, portanto incluí-las no Marcas Aliadas pareceu-nos legítimo e natural. Esse banco verdadeiramente acredita que toda pessoa pode e deve ser a letra que quiser”, comenta Márcio Parizotto, diretor de marketing do Bradesco.

“O GNT abre espaço para debates de temas relevantes da sociedade. Apoiar a causa LGBTQ+ é mais uma forma de reforçar nosso compromisso e respeito pela diversidade e igualdade. Em 2015, trouxemos o movimento ElesPorElas (HeForShe) da ONU Mulheres para o Brasil. Abordamos a diversidade em programas como “Liberdade de Gênero” e “Eu Sou Assim”, além de, anualmente, realizarmos a “Semana da Diversidade”, com exibição de documentários sobre o tema. O GNT não poderia ficar de fora desta campanha!”, ressalta Polika Teixeira, Gerente de Marketing do GNT, VIVA e Mais Globosat.

“Ao longo de seus mais de 90 anos de história, o Itaú Unibanco vem sendo construído a partir de diversas culturas, crenças, experiências, raças, gêneros, necessidades, orientações sexuais e gerações – um retrato da diversidade no País. Apoiar a iniciativa da Skol na causa LGBTQ+ conversa com nossa trajetória. Precisamos falar sobre esse assunto, e mais que isso, ter uma empatia muito grande e nos colocarmos no lugar das pessoas. E o papel das marcas é fundamental nesse processo. O Itaú Unibanco sempre acreditou que banco é gente, e que a ética, o respeito e a valorização das pessoas que o constroem são a essência para todas as suas realizações”, afirma Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú Unibanco.

“A campanha da Skol reforça a mensagem que temos passado em campanhas recentes, de apoio à liberdade de escolha das pessoas. Na Parada LGBTQ+, por exemplo, realizamos uma campanha com a participação de influenciadores que tratam o tema da diversidade com o conceito ‘Livre para ser quem você quiser’; e algumas semanas antes, no Dia das Mães, nosso vídeo “Sophia’ mostrou de forma delicada as diversas mães que podem existir no mundo. Estar junto com outras marcas nesta ação tão especial da Skol amplia ainda mais nossa mensagem: a de que o Mercado Livre quer estar presente na vida de todas as pessoas, de todos os gêneros, apoiando a liberdade e a diversidade”, afirma Daniel Aguiar, diretor de Marketing do Mercado Livre Brasil.

“A Vult é uma empresa muito próxima de seu público e de seus consumidores. Está sempre pensando na diversidade de pessoas. Ao se engajar nesta campanha, a marca reforça seu DNA e seus conceitos principais que é a liberdade de cada um ser do seu jeito. Respeito é um valor essencial para a Vult e acreditamos que a partir dele, podemos ter um mundo melhor”, diz Irecê Andrade, marketing da Vult Cosmética.

Outras #MarcasAliadas que também quiserem doar para essas instituições e se tornarem parceiras desse movimento podem procurar SKOL pelo site www.marcasaliadas.com.br ou nas páginas da cerveja no Twitter ou Facebook até o dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT. Não há um limite para marcas que queiram se aliar: quanto mais empresas se juntarem, melhor. Ao fim da campanha, todo o valor arrecadado pelos aliados será dividido entre as quatro instituições parceiras.

A iniciativa nasceu em junho de 2017, quando SKOL celebrou o Dia do Orgulho LGBT com o filme “Mãos”, um convite para que todas as pessoas que tem um compromisso com a bandeira do respeito também vistam essa camisa e se tornem aliadas à causa. Agora, com a campanha #MarcasAliadas, a intenção é dar ainda mais voz a esse movimento que enfrenta desafios diários para superar o preconceito na sociedade.

Em 2017, SKOL e o IBOPE Inteligência realizaram a pesquisa SKOL Diálogos, um retrato minucioso sobre os principais tipos de discriminação que infelizmente ainda existem no Brasil: racismo, machismo, homofobia e gordofobia. O estudo apontou que, entre os brasileiros que se declararam preconceituosos, a homofobia é a mais citada: 29%. O dado reforça a importância dos aliados na luta contra o preconceito.

Outra pesquisa, esta realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e inteligência de mercado da São Paulo Turismo, apontou que quase 20% do público que frequenta a Parada LGBT da cidade é formado por heterossexuais. Eles são aliados à causa e ajudam a transmitir a importância da empatia pelas pessoas LGBT.

Para o doutorando em diversidade pela USP e consultor de SKOL, Ricardo Sales, as marcas têm um poder mobilizador e ter empatia por essa causa é muito importante. “Quando nos sensibilizamos pelas vítimas de crimes motivados por LGBTfobia, podemos e devemos nos tornar aliados na luta contra o preconceito. Isso nos ajuda a refletir sobre os direitos básicos que os LGBT não têm, o que passa por questões de cidadania até outras mais simples, como andar de mãos dadas na rua com sua namorada, seu marido”, disse ele.

A ação #MarcasAliadas é uma criação da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi.

Entidades apoiadas

Casinha (RJ)
Projeto criado como irmão mais novo da Casa 1, de São Paulo, pretende ser um espaço de abrigo e cultura para pessoas LGBT expulsas de casa. Ainda atua virtualmente, mas espera que com o apoio do #MarcasAliadas consiga um espaço no centro do Rio para ser um centro de resistência e luta pela causa.

Todxs
É uma startup social sem fins lucrativos que usa a tecnologia como ferramenta para criar soluções práticas e inovadoras de impacto direto para construir um Brasil mais inclusivo para todos. Possui cerca de 90 membros voluntários trabalhando em mais de 15 iniciativas, como, por exemplo, o TODXS App, o primeiro aplicativo brasileiro que compila informações sobre os direitos da população LGBTI+ brasileira. São, por exemplo, mais de 700 leis municipais, estaduais e federais e um portal de denúncia ligado diretamente ao Ministério da Transparência-CGU disponibilizado gratuitamente para toda a comunidade LGBT no Brasil.

Não Desculpo
Coletivo de mulheres lésbicas que promove encontros no formato de rodas de conversa possibilitando a troca de forma horizontal, construtiva e singular entre mulheres homossexuais ou bissexuais. O projeto nasceu como braço da festa “Desculpa Qualquer Coisa”, criada em 2016 e se expandiu pela necessidade de articular diálogos, uma estratégia de defesa, de limites, de choques e resistência das mulheres.

Coletivo Transformação
O Coletivo Transformação conta com a participação de aproxidamante 70 vonluntáries, dos quais 18 são alunes e o restante atua no corpo docente do Cursinho Popular Transformação e demais atividade do coletivo como o TRANSarau e a TRANSarrada. O Cursinho Popular Transformação conta com as parcerias da Ação Educativa, onde são realizadas as aulas e do CRD (Centro de Referência a Diversidade), que colabora com lanches e passagens para alunes. Com novas parcerias, eles desejam ampliar os acessos da população trans a mais eventos culturais, como museus, shows e teatros e promover TRANSarais em locais públicos e periféricos, assim como produzir um segundo volume do livro “Antologia Trans”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo