São Paulo

Museu da Diversidade inaugura exposição com fotos de Paradas LGBT de vários países

Realizada de maneira colaborativa, a exposição “Com Muito Orgulho” mostra a força do movimento LGBT pelo mundo.

Museu da Diversidade instalado na estação Republica do Metro (Foto: José Luis da Conceição/AEFOTOGRAFIA)
Museu da Diversidade instalado na estação Republica do Metro (Foto: José Luis da Conceição/AEFOTOGRAFIA)
O Museu da Diversidade Sexual, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, administrado pela organização social de cultura APAA, inaugurou na última sexta, 25 de maio, a exposição “Com Muito Orgulho”, com fotos de paradas do orgulho LGBT realizadas em vários países. A mostra, com entrada gratuita, celebra os seis anos do museu e serve de aquecimento para a Parada do Orgulho LGBT na Avenida Paulista, que acontece no dia 03 de junho.

Realizada em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e com apoio da Interpride, a exposição foi desenvolvida de maneira colaborativa e conta com imagens registradas em países como Uganda, Cuba, México, Estados Unidos, Holanda, China, Israel, Chile e França. A Parada de São Paulo, cidade em que está localizado o Museu da Diversidade Sexual, tem uma parte reservada em “Com Muito Orgulho”, com fotografias históricas, uma linha do tempo e notícias de suas edições, desde a primeira, realizada em 1997.

“Desde sua primeira edição, com poucas pessoas, até se transformar na maior manifestação da população LGBT, a Parada mostrou que é o espaço genuíno de reivindicação, visibilidade e celebração do orgulho. E é com muito orgulho que o Museu da Diversidade Sexual homenageia todas as pessoas que de alguma forma contribuem, organizam e participam das Paradas pelo mundo”, declara Franco Reinaudo, diretor do museu.

O espírito de coletividade presente na exposição, com mais de 50 fotos impressas enviadas por amadores e profissionais, e mais de 500 que serão exibidas nos telões, se reflete também na montagem da mesma.

“Não é sem motivo que a cooperação e a conectividade estão na essência dessa exposição. Essas características foram – e continuam sendo – a força motriz dos movimentos pela igualdade por todo o mundo. É através da união e da colaboração entre as pessoas que chegaremos a uma sociedade mais justa e civilizada”, explana Luis Sobral, diretor executivo da APAA.

Em “Com Muito Orgulho”, o Museu da Diversidade Sexual não apenas presta homenagem à luta pelos direitos da população LGBT em todo o mundo ao longo da história, mas relembra que essa luta ainda é muito presente e necessária. “Em tempos de retrocesso, é vital que ecoemos essas vozes”, diz José Gregori, Ministro da Justiça no Governo FHC e Presidente do Conselho Administrativo da APAA.

Serviço:
Exposição “Com Muito Orgulho” – Museu da Diversidade Sexual
Abertura: 25 de maio, sexta-feira, das 19h00 às 22h00
Em cartaz até 01 de setembro
Curadoria: Franco Reinaudo
Projeto expográfico: Flávio Pires
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Estação República do Metrô – piso Mezanino
Rua do Arouche, 24, República – São Paulo
Entrada gratuita
(11) 3882-8080

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo