Brasil

Desenho com beijo de super-heróis vira alvo de homofobia em exposição de MG

Gay1 MG
Desenho com beijo de super-heróis vira alvo de homofobia em exposição de MG
Foto: Arquivo Pessoal/Wesllen MaiconDesenho de beijo entre super-heróis é alvo de homofobia em exposição de Poços de Caldas (MG).

O que era pra ser mais um desenho entre vários escolhidos para uma exposição em Poços de Caldas (MG) acabou sendo alvo de ataques homofóbicos nas redes sociais. A imagem, desenhada por um dos alunos do Instituto Federal do Sul de Minas, organizador da exposição, mostra o beijo de dois super-heróis – Batman e Super Homem. Ao fundo, as cores do arco íris.

Foi uma foto tirada do desenho e postada em uma rede social que gerou algumas postagens contra e a favor da obra. Entre os compartilhamentos, pessoas que defendiam a liberdade de expressão e outras que se colocavam contra a exposição do desenho para crianças, naquele contexto.

Tanta repercussão gerou um posicionamento oficial da Secretaria Municipal de Cultura. Em nota divulgada na última quinta-feira (1ª), a secretaria ressaltou a importância da liberdade cultural e artística.

Desenho com beijo de super-heróis vira alvo de homofobia em exposição de MG
Foto: Reprodução/TV GloboQuadro com beijo entre super-heróis é alvo de homofobia em Poços de Caldas, MG.

“A Secretaria Municipal de Cultura manifesta-se em favor da liberdade de expressão artística e reafirma seu compromisso em promover ações de valorização da Arte, da diversidade, do respeito a todas as crenças, etnias, orientações sexuais, posicionamentos políticos e demais manifestações de pensamento e relações humanas.”

A nota ainda afirma que, por uma decisão do IF Sul de Minas, o desenho chegou a ser retirado da exposição, que está disponível no Espaço Cultural da Urca, para preservar a autora da obra. Mas os organizadores decidiram reverter a decisão e agora o desenho está disponível para visitação até o final previsto.

A nota também gerou opiniões diferentes. A maioria apoiou a decisão da secretaria. “Meu total respeito e admiração”, escreveu um usuário. Muitos comemoraram com a frase “Retrocesso nunca mais”.

Um casal de namorados que visitou a exposição publicou nas redes sociais uma foto de protesto. Na foto, Wesllen Maicon e o namorado aparecem juntos na frente da obra. Segundo Wesllen, o quadro é uma alternativa de mostrar às crianças a existência das diferentes realidades a qual ela vive, possibilitando que elas cresçam respeitando as diferenças.

Desenho com beijo de super-heróis vira alvo de homofobia em exposição de MG
Foto: Arquivo pessoalCasal tirou foto em frente ao quadro como forma de protesto pela intolerância.

“É uma polêmica totalmente desnecessária feita por algumas pessoas que são intolerantes. Por que o quadro não tem nada demais. Uma criança ir à exposição e ver o quadro faz ela entender que não há mal nenhum em pessoas se amarem”, conta Wesllen Maicon.

© Portal Gay1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo