Entretenimento

Com Rico Dalasam, Emicida fala sobre representatividade em novo clipe

Do Gay1 Com Rico Dalasam, Emicida fala sobre representatividade em novo clipe

Mandume, faixa contundente do álbum mais recente de Emicida, Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa (2015), acaba de ganhar um videoclipe.

Com direção de Gabi Jacob, o vídeo atende (e supera) os pedidos de representatividade negra na mídia ao reunir diversos nomes do ativismo negro no Brasil – dentro e fora da cena musical. Entre eles, o rap gay Rico Dalasam. Drik Barbosa, Amiri, Muzzike e Raphão Alaafin também colaboram na faixa.

A letra explora questões como a ancestralidade da população negra, os conflitos ligados ao machismo, ao racismo histórico e à profunda desigualdade social no Brasil. No título, a canção traz uma referência ao rei Mandume ya Ndemufayo (1894-1917), líder da resistência contra a ocupação colonial portuguesa no sul de Angola.

No site oficial, Emicida publicou uma mensagem de apresentação do clipe:

“A história de ‘Mandume’ fala sobre resistir e vencer. Esses pontos são comuns na vida de muitos brasileiros e brasileiras. Todos os dias, há tempos, o que fazemos é sacudir a poeira e dar a volta por cima. Tenho um sonho antigo, de a TV e o entretenimento em geral serem um espelho das calçadas. Sempre produzimos vídeos pensando nisso, e ‘Mandume’, com a Gabi Jacob, vem na mesma pegada. Estou muito feliz por cada uma das participações no projeto, cada uma das pessoas ali é um universo de criatividade e força incrível, trazendo uma homenagem à altura ao grande rei Mandume e a cada um dos que resistem dia após dia nas ruas desse mundão!”

O vídeo de Mandume é também um fashion filme, já que exibe toda a coleção Yasuke, da marca LAB – lançada em outubro deste ano por Emicida e seu irmão, Evandro Fióti, em um evento que abalou a São Paulo Fashion Week.

À Rolling Stone Brasil, o rapper explicou a linguagem fashion do vídeo:

“[O vídeo de] ‘Madume’ vem em um momento muito bom, porque o desfile também falava disso. Ano passado, desfilamos na Casa dos Criadores e ‘Mandume’ foi a trilha. Justamente porque o discurso era o mesmo: juntar nosso time e meter o pé em um espaço que a gente nunca tinha pisado. Acho que é tudo parte de uma construção. Muita gente antes de nós bateu para que isso acontecesse. Acho que a bola quicou na nossa frente e nós estávamos com mira boa para chutar e fazer esse gol. Se você pegar a história do Rei Mandume, é a história de um coração rebelde, que não abaixou a cabeça para a opressão, lutou até o fim. É o que nós acredita que precisa fazer e que a gente faz nas nossas músicas.”

Nas rede sociais, o vídeo de Mandume (que você assiste no player acima) recebeu inúmeros elogios. Veja a repercussão no Twitter:

Eu vi o clipe de Mandume e só consegui chorar. O som por si só já é uma força, com esse clipe… Muito obrigada, @emicida.

— SKNDLZ (@shesoskndlz) 5 de dezembro de 2016

Clipe novo do emicida já tô preparando meu pisicicologico que vem tiro por ai #Mandume

— ale pros intimo (@aleocarai) 5 de dezembro de 2016

1 ano ouvindo mandume 1 ano que a música me arrepia e agora tem clipe e eu to tipo ai mds help

— solange do br (@gabsereia) 5 de dezembro de 2016

gente o que é esse clipe do Emicida com Drik Barbosa, Amiri, Rico Dalasam, Muzzike, Raphão Alaafin. E Mandume, que música do caralho

— Guinada na vida (@LuiizFiilho) 5 de dezembro de 2016

Saiu o clipe de Mandume hj, e eu só tenho a dizer q o @emicida me deu o melhor presente de aniversário q eu poderia ganhar! Que coisa linda?

— Leticia ♐️ (@Leticiaa_S17) 5 de dezembro de 2016

Desde o lançamento desse cd do Emicida eu fiquei esperando o clipe de Mandume. E te falar, superou minhas expectativas

— sabss (@cardozosabs) 5 de dezembro de 2016

Mandume toca lá na alma!! O clipe ficou tão foda quanto a música, representativo pra caralho! @emicida só chamou gente foda pro rolê

— bells (@bellsteira) 5 de dezembro de 2016

Você pode até não gostar do Emicida.

Mas o clipe de "Mandume" lançado hoje tá MUITO foda.

— Panza (@DenisPanza) 5 de dezembro de 2016

O CARA FALOU DE ROLEZINHO NO CLIPE MANO PUTA QUE PARIU emicida meu pai demais VSF

— fefefefeffefefe (@fefaninha) 5 de dezembro de 2016

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo