Esportes

Camisas de times europeus traz cores do arco-íris em protesto contra à homofobia

Por Simara Borges

Foto: Reprodução

Um dos símbolos do St. Pauli, a caveira, é pintada com o arco-íris.

O St. Pauli, conhecido por ser um clube que luta contra homofobia, racismo e tem um histórico de inclusão grande, lançou seu novo uniforme para temporada 2015/16, o uniforme, produzido pela Hummel, traz as duas cores do clube, branco e marrom. A manga direita é branca, a esquerda é marrom e no meio uma mistura entre as duas cores para fazer referência à discussão sobre haver apenas dois gêneros.

O time, que está na segunda divisão da Alemanha, ainda traz faixas com as cores do arco-íris nas mangas em apoio ao combate à homofobia. Além deste detalhe, a camisa tem ainda outro detalhe: dentro do uniforme, um dos símbolos do clube, a caveira, é pintada com o arco-íris, pelos mesmos motivos.

O combate à homofobia também é tema do uniforme da próxima temporada do Rayo Vallecano de Madrid, clube de futebol espanhol. O segundo uniforme do clube trará o arco-íris em cima de um pano preto. O primo mais pobre da capital espanhola ainda destinará R$ 24 de cada camisa vendida para instituições de caridade que representam essa causa. E, sua terceira camisa, com uma faixa rosa, luta especialmente contra o câncer.

Orgulho Madri
Outro time da Espanha também revelou que a bandeira dos direitos LGBT estará estampada no peito. O pequeno Guadalajara, da terceira divisão do país, lançou o uniforme chamado de Orgulho Madri, em referência à Parada do Orgulho LGBT da capital espanhola.

De acordo com o clube, a ideia, em parceria com a mesma fornecedora de material esportivo do St. Pauli, a Hummel, é celebrar a “igualdade, a inclusão e a unidade”. 5% da arrecadação da venda de camisas serão destinados à organização Changing The World Through Sport para ajudar no combate ao preconceito.

Assista ao vídeo de lançamento, que ainda manda uma mensagem para os jogadores “sairem do armário”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo