Brasil

TJ-RJ promove casamento coletivo de 160 casais do mesmo sexo

Por Daniel Silveira

Foto: Daniel Silveira

TJ-RJ promove casamento coletivo de 160 casais do mesmo sexo no galpão do Armazém Utopia, na Zona Portuária do Rio.

O galpão do Armazém Utopia, na Zona Portuária do Rio ficou pequeno na tarde deste domingo (23). Mais de 1,5 mil pessoas foram convidadas para prestigiar o casamento coletivo de 160 casais. Este foi, segundo o coordenador do Programa Estadual Rio sem homofobia, Cláudio Nascimento, o maior casamento entre pessoas do mesmo sexo do mundo.

Entre flashs, lágrimas, sorrisos e afagos, os casais celebravam a conquista dos direitos civis igualitários. Alguns se formaram casais há pouco tempo, outros narravam história de anos de união afetiva enfim reconhecida. O discurso da maioria enaltecia o amor e a satisfação de se ver reconhecido pelo estado como casal.

Foto: Daniel Silveira

A assistente técnica Caroline Helena Almoinha, 26, se casou com a produtora cultural Elizabeth Martins Damaceno, 26 no casamento coletivo.

“A gente nunca imaginou que a luta seria vencida e que conseguiríamos nos casar”, disse a assistente técnica Caroline Helena Almoinha, 26, que se casou com a produtora cultural Elizabeth Martins Damaceno, 26. “Eu sempre quis casar, mas quando me assumi lésbica eu pensei que não iria conseguir. Hoje eu estou realizando um grande sonho”, disse Elizabeth. “Estou felicíssima. Uma nasceu para a outra. Quando elas me contaram sobre a cerimônia coletiva, eu quis gritar para o mundo a minha felicidade”, sacramentou Cristina Almoinha, 50, mãe de Caroline.

Foto: Daniel Silveira

Mario Sergio Lemos, 33, se casou com Alexandre Alves Santos, 25.

Antes da cerimônia, o arquivista Mario Sergio Lemos, 33, exibia a caixinha que continha as alianças que trocaria com o noivo Alexandre Alves Santos, 25. Ambos são baianos e escolheram o Rio para viver uma vida a dois. Eles estão juntos há seis anos e meio, dos quais dois foram de namoro virtual. “Nos conhecemos pela internet e demoramos dois anos para nos ver pessoalmente. Ele já morava no Rio e eu abandonei tudo para vir viver com ele”, disse Alexandre. “Quando o vi na rua rodoviária, eu o reconheci como a pessoa com quem sempre sonhei me casar”, declarou Sérgio.

O casamento coletivo é uma iniciativa do Programa Estadual Rio sem homofobia em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em 2013, o órgão realizou o primeiro casamento igualitário do estado, com a união de 130 casais – até então, apenas uniões estáveis haviam sido registradas no estado. “Tivemos que limitar as inscrições porque não seria possível atender a todos os casais. Não teríamos sequer estrutura física para atender a demanda. Mas, no ano que vem pretendemos unir mais 300 casais no Maracanãzinho”, adiantou Cláudio Nascimento, coordenador do programa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo