Mundo

Obama elogia decisão da Suprema Corte dos EUA sobre casamento igualitário

Por Peter Cooney

Foto: Getty Images

O presidente Barack Obama durante “Be Part of Equality” (Seja parte da Igualdade).

O presidente Barack Obama disse que a recente decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de manter as determinações de tribunais inferiores que permitiram o casamento de pessoas do mesmo sexo em diversos Estados pode ser a decisão mais significativa durante seu período no cargo, disse ele à revista New Yorker, em comentários divulgados na segunda-feira.

Ao se recusar a decidir se os Estados podem proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a corte rejeitou na semana passada sete apelações diferentes sobre decisões judiciais que derrubavam as proibições, efetivamente permitindo o avanço de casamentos igualitário em 11 Estados que anteriormente o haviam proibido.

“De algumas maneiras, a decisão que foi tomada para não se fazer nada sobre como os Estados estão tratando o casamento entre pessoas do mesmo sexo pode acabar sendo tão significativa – em minha perspectiva, de um jeito positivo – quanto qualquer coisa que já foi feita”, disse Obama à revista em um artigo sobre seu legado.

Entre as principais decisões da Suprema Corte durante seus seis anos no cargo está uma decisão de 2012 mantendo a constitucionalidade da lei de reforma do sistema de saúde proposta por Obama, conhecida como Obamacare.

Obama, que em 2012 se tornou o primeiro presidente dos EUA a publicamente expressar seu apoio ao casamento igualitário, disse à revista que agora acredita que a Constituição exigia que todos os Estados permitissem o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo