fotos

Em livro, fotógrafa reúne retratos de casais do mesmo sexo nos anos 80

Do Gay1

Foto: Reprodução

Todas as imagens foram compiladas em um livro e, atualmente, estão expostas no Blue Sky Gallery, em Portland, Oregon (EUA).

Durante a década de 1980, a fotógrafa norte-americana Sage Sohier produziu uma série tocante com retratos de casais do mesmo sexo dentro de suas residências. Intitulado “At Home With Themselves: Same-Sex Couples In 1980s America”, o ensaio reúne belas imagens em preto e branco, revelando o amor e as angústias daqueles que viveram nessa época.

A fotógrafa iniciou o projeto com uma coleção de retratos tirados em 1986, mas acabou se estendendo por diversas regiões dos Estados Unidos. Em 2002, mesmo após tantos anos, Sage entrou em contato e capturou um dos casais, que ainda estava junto.

Em entrevista ao jornal The New York Times, a artista relatou que sua série foi feita como uma maneira de se conectar com seu pai, um veterano da Segunda Guerra Mundial, que deixou a família ainda quando ela era criança. Quando faleceu em 2008, Sohier descobriu que ele era gay, mas não teve coragem de falar sobre o assunto com os parentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo