Brasil

Ativistas da ArtGay se reunirão na Parada de São Paulo e vão cobrar o fim da gayfobia

Da Assessoria de Imprensa

Cerca de 50 ativistas da Articulação Brasileira de Gays – ARTGAY, das 27 unidades federadas do Brasil vão se reunir de 1 a 4 de maio de 2014, no auditório do SINSPREV, na Rua Antonio de Godoy nº 88, 2º andar no Centro de São Paulo – SP para cobrar o fim da Gayfobia no País.

O III encontro da ARTGAY tem o apoio do SINSPREV-SP, Departamento de DST/HIV/hepatites virais, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP-MS), Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Conselho Nacional contra a Discriminação a LGBT, Coordenações Estaduais e Municipais de DST/Aids, Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo.

De acordo com dados do Departamento de DST/Aids a população chave de Gays tem 11 vezes mais risco de infecção ao HIV que a população em geral. Os dados dos boletins da Violência Homofóbica do Governo Federal de 2011, 2012 e 2013 apontam que os Gays são a maioria dos que denunciaram violação dos direitos humanos, no segmento LGBT, especialmente a violência psicológica. Os homossexuais também lideram o ranking do número de assassinados por homofobia no Brasil, tanto nos dados do GGB como nos do Governo Federal. Gays negros e jovens estão mais vulneráveis.

De acordo com Léo Mendes, Coordenador Nacional da ARTGAY, “tivemos muitas vitórias no Governo Lula e Dilma, como a criação do Conselho Nacional LGBT, Coordenadorias, Conferências, Planos LGBT, Política Nacional da Saúde LGBT, inclusão e registro da orientação sexual e identidade de gênero nos dados de violência do SUS, audiência com a presidenta Dilma Rousseff, institucionalização do Dia Nacional de Combate a Homofobia (17 de maio), garantia pelo Judiciário da união estável e casamento igualitário , nome social das trans, e queremos mais avanços para o país, especialmente no Congresso Nacional que até hoje não aprovou uma lei de criminalização do ódio, preconceito e discriminação a LGBT. Além disso a Gayfobia tem barrado novas políticas públicas, nas prefeituras, governos Estaduais e vários ministérios do Governo Federal.

O evento começa dia 01 de maio às 14h com aprovação do Regimento Interno e Contrato Social. No dia 02 de maio das 9h às 13h – Políticas de Aids e Hepatites Virais para Gays/Política de Saúde Integral LGBT e os Gays. Dia 03 de maio das 9h às 13h – Sistema Nacional LGBT e os Gays. Dia 04 de maio das 9h às 13h – Carta da ARTGAY de São Paulo – Encerramento e às 13h – XVIII Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

As inscrições podem ser feitas pelo www.artgays.blogspot.com até o dia 10 de abril.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa voluntária de Comunicação:
Felipe Santos
Whatsapp e fone: (61) 8206-4746 (TIM)
(61) 8457-9302 (OI) 9164-6574 (CLARO)
E-mail: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo