Mundo

Maioria dos americanos apoia casamento igualitário segundo pesquisa

Do Gay1, com Agências Internacionais

Foto: AFP

Casal celebra a decisão da Assembleia de Illinois a favor do casamento igualitário em Novembro de 2013 em Chicago.

Após um crescimento espetacular de apoio nos últimos dez anos, uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira mostra que a maioria dos americanos apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O levantamento, realizado com 4.500 pessoas, pelo Public Religion Research Institute, indica que o direito ao casamento igualitário passou de um apoio de 32% em 2004 a 53% em 2013.

Até as pessoas religiosas estão cada vez mais a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. 83% dos judeus, 62% dos protestantes, 58% dos católicos bancos e 56% dos católicos de origem hispânica são favoráveis. No entanto, a maioria dos protestantes negros (59%) e dos evangélicos brancos (69%) se opõem ao casamento igualitário. Quase 75% dos americanos não religiosos são a favor.

O tema conta com o apoio de sete em cada 10 jovens de 18 a 33 anos.

A pesquisa, realizada entre 12 de novembro e 18 de dezembro (com uma margem de erro de 1,7 ponto), é publicada enquanto vários estados como Utah, Virgínia ou Michigan estão em uma batalha judicial sobre a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

No início do mês, o governo federal anunciou que dará, em breve, o mesmo tratamento para casos de justiça criminal a casais de mesmo sexo e de sexos opostos. A medida vai se aplicar, por exemplo, a pedidos de falência, testemunho em tribunais ou visitas a família na prisão.

Em novembro, o Illinois se transformou no 16º estado dos Estados Unidos a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O casamento igualitário é legal em outros 15 estados do país, que o aprovaram através de suas Cortes Supremas ou de suas assembleias gerais desde 2004.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo