Brasil

Homofobia está presente em todas as escolas pesquisadas por ONG

Da Agência Câmara

Lena Franco, coordenadora do Projeto Escola Sem Homofobia (Foto: Reprodução/Twitter)Lena Franco, coordenadora do Projeto Escola Sem
Homofobia (Foto: Reprodução/Twitter)

Existe homofobia em todas as 44 escolas pesquisadas, entre 2010 e 2011, pela organização não governamental Instituto Ecos – Comunicação e Sexualidade. A informação foi divulgada há pouco na Câmara pela coordenadora do Projeto Escola Sem Homofobia, Lena Franco. “A percepcão da homofobia é maior entre os alunos do que entre as autoridades e os educadores”, declarou.

Lena, que participa do 9º Seminário Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), apresentou depoimentos de estudantes que mostram o preconceito dentro das escolas. Alguns dos relatos apontam a omissão dos professores em caso de discriminação. “Os professores passam um pano grosso para esconder o assunto. Não brigam com o aluno, mas também não ficam do lado do aluno agredido, ficam em cima do muro”, diz um dos alunos.

De acordo com a coordenadora, os depoimentos revelam ainda que as consequências da homofobia para a vítima podem ser depressão, violência e até suicídio.

Kit Anti-Homofobia
Lena Franco também lembrou o kit sobre homofobia que foi produzido para ser entregue às escolas de todo o País pelo Ministério da Educação, mas teve sua distribuição cancelada. “Esse material foi criado para municiar educadores, trabalhar a homofobia na escola e em seu entorno. Contribuir para alterar concepções e rotinas que alimentam o preconceito na escola”, sustentou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo