Acre

Governo do Acre cria Conselho dos Direitos Humanos e exclui LGBTs

Tião Viana (PT) governador do Acre (Foto: Divulgação)Tião Viana (PT) governador do Acre (Foto: Divulgação)

Numa solenidade concorrida o governador do Acre, Tião Viana (PT), oficializou a criação do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, entidade que terá como principal atividade, lutar para garantir os direitos das/dos cidadãos. Na teoria o Conselho vai defender uma bandeira, na prática a coisa será bem diferente.

Composto por quatorze representantes de Secretarias do Governo Estadual, de entidades ligadas ao assunto e da sociedade civil organizada, o Conselho deixou de fora a comunidade LGBT, que teria representatividade, mas foi “punida”, pelos acontecimentos registrados na Parada do Orgulho LGBT do Estado.

Essa afirmação foi feita pelo secretário de Direitos Humanos Nilson Mourão, que coordenou a manobra para exclui LGBTs da composição do Conselho.

“Temos havido algumas relações não muito amistosas envolvendo a comunidade LGBT, a equipe da secretaria decidiu realizar uma recuada estratégica nesse momento, para depois permitir a entrada desses representantes. A secretaria estava fazendo uma negociação com eles, porque eles me enviaram uma carta de rompimento com o governo. E como eles estavam se retirando, nós entendemos que era hora de realizar um recuo tático nessa questão”, diz Mourão.

A exclusão da comunidade LGBT do Conselho pegou de surpresa o próprio governador Tião Viana e só ficou sabendo da decisão da equipe da Secretaria de Direitos Humanos durante a solenidade. Para desfazer a saia justa, o governador deu um puxão de orelhão na equipe do ex-deputado federal e determinou a inclusão de um representante LGBT no Conselho.

“Se depender de mim, hoje a comunidade já está no Conselho. Não vejo nenhum problema em incluir o movimento. Esse conselho é uma aliado das atitudes diferentes”, disse o governador.

Para encerrar a polemica, Tião Viana determinou que a coordenação do Conselho inicie o processo de inclusão de um representante do movimento na entidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo